Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Tráfico de animais no Brasil

A animação “Rio” narra a trajetória de uma arara azul, espécie em extinção no país, que, dentre suas inúmeras aventuras no decorrer do filme, se depara com as problemáticas questões associadas a um crescente mercado nacional: a comercialização de espécies silvestres. Tal quadro reverbera a realidade nacional, na qual o Governo e a sociedade corroboram o crescente tráfico de animais no Brasil, o que configura um preocupante cenário que ameaça a biodiversidade do país.
                  A priori, é imperioso pensar que o Governo colabora com o crescente tráfico de animais no Brasil. A Lei de Crimes Ambientais define uma pena de 6 meses a um ano para aqueles que comercializam seres silvestres. Esse texto de lei deixa mais que evidente o descaso governamental para com o combate ao contrabando de animais no país, uma vez que a punição branda aliada à baixa fiscalização torna essa atividade ilegal bem atrativa aos criminosos. Tal situação deve-se à falta de leis que punam devidamente os criminosos, o que é comprovado pelas baixas penas da Lei de Crimes Ambientais, e ao fato de o Governo Federal investir pouco em políticas de combate ao tráfico de animais, com uma maior fiscalização não só de aeroportos, onde os contrabandistas circulam com os animais, como também de redes sociais, que são o epicentro da comercialização. Frente a esse cenário de falta de monitoramento e punições brandas, os contrabandistas veem no tráfico de animais uma forma de ganhar muito dinheiro, de forma que, hoje, essa atividade ilegal retira quase 40 milhões de animais das matas brasileiras por ano, de acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. Dessa maneira, a negligência do Governo corrobora a extinção de muitas espécies silvestres, que, quando retiradas de seu habitat natural e de sua população para serem traficadas, têm sua reprodução limitada.
                  Em um segundo plano, é basilar ressaltar que a sociedade perpetua o crescente tráfico de animais no Brasil. No filme “Rio”, as personagens principais, duas araras azuis, são capturadas diversas vezes por criminosos, cujo objetivo é vende-las a colecionadores e pessoas dispostas a pagar altas quantias por aqueles animais tão exóticos.  Essa animação reflete a realidade brasileira, na qual o tráfico de animais silvestres cresce devido à existência de um forte mercado interno no país, de pessoas que compram esses seres de vida livre como se fossem “pets” de estimação. Tal relação estabelece-se, pois a raridade desses seres os torna um bem de desejo para muitas pessoas, fato intrinsecamente associado à característica megalomaníaca do ser humano de sempre mostrar-se grandioso frente aos outros, o que é comprovado por inúmeros artistas que exibem esses animais silvestres como bichos de estimação para exaltar seu poder, a exemplo do lutador Mike Tyson que criava a espécie rara de tigres de Bengala em sua residência. Por conseguinte, esses animais de vida livre são obrigados a passar a vida encarcerados em casas humanas, fora de seu habitat natural, de modo a perder toda sua essência silvestre e sua interação com sua própria espécie. Dessa forma, fica claro que a sociedade corrobora o crescente tráfico de animais.
                  Torna-se evidente, portanto, que o crescente tráfico de animais no Brasil configura um preocupante problemática. Para reverter esse cenário, é necessário que o Governo, órgão responsável pela manutenção da ordem social, promova uma campanha de combate ao contrabando de animais mais eficaz. Tal ação se dará por meio do investimento na criação de centros de fiscalização e monitoramento, os quais irão investigar supostas transações de animais exóticos nas redes sociais e controlar a circulação desses seres nos aeroportos do país. Essa medida tem por objetivo evitar que o tráfico de animais cresça de forma a tornar a extinção de espécies uma realidade cada vez mais próxima. Desse modo, será possível encaminhar a nação para um percurso que visa salvar a tão importante biodiversidade nacional.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado