O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Trabalho infantil no Brasil

Na Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, países como a Inglaterra caracterizavam-se pelo intenso uso de mão de obra infantil em fábricas. No entanto, tais nações, hodiernamente, atenuaram esse trabalho infantil, que se transferiu para o mundo emergente. O Brasil é uma das vítimas disso. A baixa renda de muitas famílias brasileiras e a tibiez no combate por parte do Estado entravam a extinção desse gargalo social.
O alto índice de mão de obra infantil- que cresceu, segundo o site " Agência brasileira", 4,5% em 2014 com relação ao ano anterior- é um reflexo do teórico combate dessa exploração. Embora o Estado brasileiro criminalize o trabalho infantil e, com suposto ímpeto, afirma combatê-lo, essa luta não se evidencia prática. Essa ineficácia se dá por conta da ausência de rija inspeção à empresas e latifundiários que usam a mão de obra. Ademais, a punição, quando ocorre é pouco expressiva, o que permite que os infratores tornem a explorar essa mão de obra0000 fatores essa muito recorrente em regiões interioranas do País, como a norte.
Um outro fator que acentua o trabalho infantil é a necessidade de muitas crianças terem que complementar suas rendas familiares. Em locais, como o sertão nordestino, o histórico desequilíbrio entre as classes trouxe mazelas na contemporaneidade, como a baixa renda de muitas famílias. Essas que, por conseguinte, acabam tendo que ceder suas crianças para as atrozes condições de trabalho. Tais jovens veem-se na necessidade de complementar a renda familiar ou, em casos extremos, alimentar a si e sua famílias.
Portanto, são perceptíveis fatores que inibem o fim de umas das maiores mazelas do País, o trabalho infantil. Para combatê-la é fundamental que o Governo se empenhe nisto. Nessa sentido, os órgãos de segurança devem instauram postos de denúncia ao trabalho infantil, para que as populações locais auxiliem, e o governo, pois, investigue e puna os autores. Além disso, o legislativo deve promulgar leis de bolsas que auxiliem as rendas de famílias carentes e de doações mensais de cestas básicas para essas, de modo que não cedam seus filhos ao trabalho infantil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!