ENTRAR NA PLATAFORMA
Terrorismo nutricional
No seriado "Todo mundo odeia o Chris", a mãe do protagonista, impõe que toda a sua família siga uma dieta de vitamina de peixe por estar na moda para emagrecer. Pelo fato do seriado ser baseado em eventos reais da década de 1980, podemos perceber que há muito tempo se tem esta necessidade absurda das pessoas entrarem em modas alimentares não cientificamente comprovadas apenas para se inserir nos padrões sociais. Isso é maléfico tanto para quem o segue, e para aqueles que não conseguem se educar nutricionalmente. Dessa forma deve-se informar a população a fim de acabar esses modismos.
Pode-se afirmar que nenhum dos modismos como "low carb." e "gluten free" são aceitos pela Associação Brasileira de Nutrição. Entretanto, os seus adeptos, por ignorância de informações, seguem o regime sem questionamentos, e isso é semelhante aos mitos intrínsecos dos gregos no período homérico. Desta maneira, a pessoa constrói uma imagem negativa de si mesmo por consumir determinados alimentos, sendo que na maioria das vezes nem se tem um aval científico se ela é realmente prejudicial à saúde.
Isto é fomentado pela indústria alimentícia que sustenta o nicho de consumidores que consomem esses tipos de alimentos. Diante disso, é muito difícil de se quebrar o ciclo dos modismos porque não há só crenças envolvendo a problemática, e sim um mercado inteiro que instiga que essa crença seja um fato consumado para as pessoas, o que dificulta a informatização correta sobre o assunto. Ademais, há um descaso da Associação Brasileira de Nutrição pertinente aos perigos dessas dietas, não há um pronunciamento oficial e sólido por parte da organização que faz a população não ter conhecimento ao tema.
Diante do exposto, deve ser cobrado algumas mudanças de ações das instituições competentes. A Associação Brasileira de Nutrição deve-se pronunciar claramente sobre o assunto e divulgar nos meios de comunicação, o que não se faz de maneira clara atualmente. Deve também o poder legislativo junto com o administrativo, regulamentar os produtos da indústria alimentícia, todos os alimentos que sejam para fins de dieta alternativa, têm que haver avisos sobre a posição da ASBRAN relativo ao produto. Isto posto, com a informação concreta, o brasileiro terá uma crítica maior a cerca das dietas do momento.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde