SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom SUCESSO15 em todos os planos!

TEMA DE REDAÇÃO – Turismo e seus impactos socioambientais

Tema - Turismo e seus impactos socioambientais

Crie um texto dissertativo-argumentativo com o Tema – Turismo e seus impactos socioambientais

Texto 1

São considerados impactos todos aqueles fatores resultantes de atividades, produtos ou serviços que podem mudar ou descaracterizar o meio ambiente, podendo ser os mesmos de cunho positivo ou negativo. Os impactos positivos, geralmente, estão ligados à questão econômica e social local, trazendo maior geração de renda, conservação de alguns recursos tidos como atrativos turísticos, educação e equidade social e que podem ser alcançados por meio do desenvolvimento sustentável da atividade turística. Os impactos negativos podem ser fatais para determinados locais, principalmente em áreas naturais consideradas muito frágeis; são originados pelo mau uso destes espaços, sem ou com pouca atenção a uma política de preservação. A atividade turística está totalmente envolvida no cotidiano das pessoas, seja de forma direta ou indireta e, por este motivo pode impactar sua convivência em todos os aspectos. A significância de cada impacto identificado pode variar de acordo com suas causas, como também por sua severidade, probabilidade de ocorrência e custos para revitalização do ambiente. Os impactos sociais podem ser representados pela interferência na cultura, sendo o impacto cultural um dos principais problemas advindos da atividade turística, visto que, a partir do momento em que se interfere na cultura de determinado grupo, modificam-se grandes aspectos de conduta até então praticados. A globalização tende a uniformizar os grupos culturais e, em consequência, causar grandes impactos na produção da cultura, o que refletiria na perda da identidade, podendo ser de origem coletiva ou até mesmo individual. A sociedade é a principal responsável pela qualidade de suas relações e tem o direito de optar por querer ou não determinada atividade incluída diretamente em seu cotidiano. Porém o que tem ocorrido, muitas vezes, é totalmente o contrário, em que localidades de forte potencial têm se tornado “laboratórios de experimentos turísticos”, realizados por gestores despreparados. Pelo fato do turismo ter a condição de melhorar consideravelmente a renda local, muitos gestores e empresários buscam o seu desenvolvimento, no entanto, pode acontecer que nem sempre a população esteja de acordo com tal resultado, justamente pela interferência na cultura e a necessidade da mudança de hábitos cotidianos que muitas vezes é consequente. Um impacto bastante visível na sociedade é a mudança de comportamento e perda de seu sossego em prol dos turistas. “Os impactos do desenvolvimento turístico sobre o patrimônio natural e cultural são percebidos local, regional, nacional e internacionalmente. A intensidade dos impactos, tanto positivos como negativos, pode apresentar-se nesses diferentes níveis. Em alguns casos, os impactos não são relevantes e, em outros, comprometem as condições de vida ou a atratividade das localidades turísticas” (Ruschmann, 1997, p.37). […] Fonte: www.portaleducacao.com.br / Acesso em 16/08/2020.

Exemplo

O turismo, ao possibilitar conhecer diversos destinos geográficos espalhados pelo mundo, pode impactá-los de diferentes formas. Uma delas é o impacto socioambiental causado pelos turistas. Nesse contexto, a interação de estrangeiros com a região visitada, se analisada pelo aspecto social, pode ser positiva. Todavia, caso seja analisada pelo aspecto ambiental, essa interação será negativa.
A priori, cabe ressaltar que o turismo afeta intensamente a renda e a cultura local. Isso ocorre pelo fato de que a viagem a diferentes regiões é feita, atualmente, de forma rápida e acessível a um grande público e, consequentemente, possibilita a troca cultural e econômica entre diferentes lugares. Essa situação, contribui com a economia local e com a difusão de conhecimentos e aspectos regionais.
Além disso, convém frisar que a maioria do turismo em áreas ambientais traz danos a elas, pois o turismo modifica o habitat natural e a interação da natureza, afastando os animais de sua área nativa. Uma prova disso foi a invasão de animais nos espaços urbanos durante o isolamento social causado pela pandemia, onde foi possível observar que, sem a presença dos seres humanos, os animais não tiveram receio de frequentar aqueles lugares, seja por causa da diminuição da poluição, seja por causa do isolamento humano. Isso mostra que os animais não irão compartilhar o mesmo espaço em que haja a presença de seres humanos.
Logo, a partir dos argumentos mencionados, é imprescindível que o Ministério do Turismo, em conjunto com Ministério do Meio Ambiente e por intermédio do Poder Legislativo, crie projetos de lei que visem mitigar essa problemática. Com base nessa premissa, é primordial que ocorra a implementação de leis que limitem o turismo em áreas ambientas com alto risco de causar dano ao seu ecossistema, por meio da delimitação de áreas permitidas e de limites de ocupação desses locais, a fim de que o turismo traga bons momentos para o estrangeiro, e sustentabilidade para o ambiente.