O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema Redação para Concurso (TRF)

Discriminação, em seu conceito universal, diz respeito ao tratamento injusto ou excludente a um indivíduo, em decorrência de sua religião, raça, culturas, entre outros. Tal atitude, nos anos históricos iniciais, foi evidentemente agregada em sociedades e governos, entretanto, com o passar do tempo, medidas satisfatórias foram sendo tomadas para corrigir esse regime.
A sociedade é composta por inúmeras famílias, e essas, se encontram em diferentes pisos econômicos, formações étnicas, religião adotada. Todavia, essas distinções acabam sendo fatores provocantes para uma ação discriminatória, que muitas vezes, não é vista por muitos como um crime à moral humana. Pensar a cerca do verbo "discriminar" é refletir sobre o fato de que todos os seres humanos têm direito ao respeito e a vida com dignidade, e, não serão as diferenças individuais que proporcionarão ou não a garantia desses.
Uma pesquisa realizada pela Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) em 501 escolas públicas brasileiras, aponta dados relacionados a atitudes preconceituosas mais frequentes no âmbito escolar. 96,5% dos entrevistados dizem ter algum tipo de preconceito com portadores de deficiências especiais, seguido por 94,2% com diferenças étnico-raciais. Desse modo, é notório o pensamento segregacionista sendo gerado em tantas crianças e adolescentes, e infelizmente, perpetuando-se até fase adulta de muitos.
Mediante o exposto, o papel do governo e das forças militares, através da criação de punições efetivas sobre os autores discriminantes, é de grande valia. Aliado a isso, é necessário agregar à grade escolar, disciplinas que eduquem a criança e a mostrem a igualdade social presente em nosso meio. O papel da família em todo esse processo é primordial, pois através da educação doméstica, a criança compreende que os seus familiares respeitam as distinções sociais e perpassam esse ensinamento às gerações futuras.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!