O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema Redação para Concurso (TRF)

Engessamento da multiplicidade

Todos sabem que, no mundo, há tempos, observa-se a não aceitação do diferente, como na inquisição e no nazismo. Ou mesmo em situações menores, como agressões de homossexuais na Avenida Paulista entre outros casos. A intolerância diante ao outro, seja por diferenças de crenças religiosas ou por opções sexuais origina uma limitação da diversidade mundial.
Pode-se mencionar, por exemplo, os inúmeros crimes contra minorias. O próprio terrorismo é uma guerra de incomplacência contra os não islâmicos, na qual não se admite-se outra religião. Essa e outras não aprovações "morais" estão pautadas na vontade de Deus. Na obra "Tratado sobre a intolerância" de Voltaire observa-se que tal motivação sempre esteve presente historicamente, ora com um grupo ora com o outro.
E consequências disso, vê-se, a todo instante, uma restrição a pluralidade humana. Um exemplo de outra minoria limitada diante disso são os homossexuais, muitos deles ,em vez de explicitarem suas opções sexuais, se escondem, oprimindo tais optações diante da família e da sociedade com medo do preconceito. Sendo assim, a intransigência ao outro limita a expressão do ser humano. Sendo ainda, um violador do direito à liberdade de expressão contido no código dos direitos humanos.
Fica evidente, portanto, que a intolerância restringe a diversidade e os direitos humanos. Nesse sentido faz-se necessário que a sociedade como um todo respeite os direitos de cada indivíduo. Elaprecisa respeitar para exigir respeito, a frente do não julgamento,acolhimento e inclusão do diferente. Além disso, o homem não deve omitir-se diante de suas convicções e sim impô-las na forma de blogs, programas de conscientização em nível escolar e social.Só assim,poderemos dessingessar nossa multiplicidade, diante do fortaleciemento das minorias em conjunto com as maiorias.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!