O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: "Os desafios das energias renováveis no Brasil"
Título: Fontes Energéticas


No que tange aos desafios das energias renováveis existente no contexto nacional contemporâneo, nota- se que o país está em alto investimento em busca de novas fontes energéticas. Um exemplo disso é o aumento do valor do petróleo no mercado e o período de seca que influenciou nas pequisas. Dessa forma, é válido analisar que a produção de energias limpas devem vir acompanhadas de políticas públicas eficazes que atendem a demanda energética do país, a fim de garantir desenvolvimento sustentável.
É relevante abordar, primeiramente, que com o advento do petróleo o Brasil se viu na necessidade de buscar novas formas de energia para suprir sua demanda. Em razão da alta disponibilidade de cana- de- açúcar em sua vegetação, vale desse recurso para a produção de etanol. Além disso, procedeu a investimentos em energia eólica e solar. No entanto, a disponibilidade insuficiente de recursos energéticos renováveis ainda constitui em grande desafio no cenário contemporâneo.
Entretanto, no ano de dois mil e nove ocorreu uma crise de energia no Brasil, após uma temporada de seca o volume de água nos rios era insuficiente para fornecer as usinas hidroelétricas. Tal fator, levou o governo a investir ainda mais em pesquisas procurando por novas fontes renováveis. Depois de poucos anos, foi construída a Energia Solar, custeada pela empresa MPX, do empresário Eike Batista, gerando energia para abastecimento comercial. A outra fonte energética descoberta é a Biomassa, fonte limpa, com baixo custo de implantação, é benéfico tanto para o desenvolvimento quanto para o meio ambiente.
Portanto, como forma de atender a demanda energética das regiões, ONGs ambientalistas devem criar ações de coleta seletiva de áreas periféricas, a fim de recolher lixo orgânico e transforma- lo em energia renovável a partir de Biomassa. Além disso, cabe ao governo conceder incentivos fiscais a empresas que utilizem energia solar ou eólica. Por fim, é dever do Estado, ainda, ampliar linhas de crédito estatais visando ao incentivo de energia fotovoltaica.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!