O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A estética corporal e o consumismo, esta relacionada a uma coerção social, devido à força da coletividade exercida sobre a vontade do indivíduo. Efetivamente, desde o século quinze, quando o renascimento surgiu, verifica-se a valorização do corpo e do homem, através das obras de artes e esculturas. Desde então, percebe-se que na atualidade, todos os dias são impostos ?regras? a sociedade, definindo o que seria o modelo ideal de corpo perfeito.
Certamente com o surgimento da mídia, é perceptível que a mesma utiliza de seus meios de hegemonia para impor a sociedade ?regras? e ?padrões? de beleza. No entanto, uma busca que sempre foi do sexo feminino, na atualidade virou uma meta para os homens. Porém, os ricos implicados nessa demanda por uma aparência atraente, que às vezes pode se tornar uma obsessão, são grandes e podem colocar em risco a saúde dessas pessoas. Como consequência dessa obstinação, têm-se complicações como necrose, embolia pulmonar e até mesmo a morte.
Em 2015 a modelo, Andressa Urach, após recorrer a procedimentos estéticos, fez o uso de um produto conhecido como hidrogel, substância composta por gel e microesferas de poliamida, material semelhante ao plástico. Consequentemente, a modelo foi internada na UTI devido a uma infecção causada pelo produto. Efetivamente, para a comunidade da psicologia, arriscar a vida para obter um benefício estético é uma estratégia radical e envolve a frustração com o próprio corpo. Ademais, viver em uma sociedade que a autossafisfação se mistura com o bem-estar individual e exclui a saúde em logo prazo, não existindo lugar para imperfeições estéticas ligadas a forma física. Sendo assim, engordar tornou-se crime que pode ser até confundido com caráter.
Nessa perspectiva, a coerção social e midiática exercida sobre a população vem causando efeitos negativos e que na maioria das vezes prejudica a saúde dessas pessoas. Portanto, é imprescindível que a mídia utilize de seu poder hegemônico para mostrar a sociedade os perigos da busca pelo corpo perfeito, com a finalidade de diminuir as mortes e danos causados pela beleza. Por outro lado, é necessário que a comunidade médica auxilie e informe os pacientes sobre os procedimentos estéticos, e sempre procure preservar a vida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!