O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema : A doação de órgãos no Brasil e seus principais desafios

Como diria o filósofo Nicolau Maquiavel '' os fins justificam os meios '' , ou seja , condutas e atitudes tomadas no processo de realização de algo implicam diretamente em seu resultado . Desta forma , percebe -se que a doação de órgãos é um dilema persinstente , pois , 47% de familias brasileira , se recusam a doar órgãos de seus entes queridos , mesmo em casos de morte cerebral . Nesse sentido , torna-se essencial analisar os meios que levam a problemática.
Primeiramente , a falta de comunicação entre familiares e o possível doador , é uma das principais barreiras enfrentadas pela equipe de saúde responsável por esses procedimentos , porém , como relata o documentário '' Anjos da vida '' , a palavra final de rejeição ou afirmação para a realização do processo é totalmente designada a familía .
Segundamente , o problema está longe de ser resolvido , visto que há a ausência de conscientização e informações , quanto ao diálogo familiar , sobre plausíveis doações futuras e até mesmo no que tange o proceder de casos com morte cerebral .
Portanto , em vista dos fatos elencados , medidas são fundamentais para solucionar o impasse . Primordialmente , o Governo Federal deve investir fortemente em recursos publicitários , a fim de divulgar , conscientizar e estimular a conversa entre indivíduos do mesmo parentesco ao que diz respeito a doação de órgãos . Em segundo plano , o Ministério da Saúde poderia incentivar profissionais da área da saúde ,e consultas periódicas de pacientes , instigar ao que se refere a doação de órgãos , visando que o indivíduo comece a formar uma opnião a cerca do assunto . Por fim , o Ministério da Educação deveria estabelecer conteúdos relacionados na grade curricular de escolas públicas e privadas , com o objetivo de que os pequenos e jovens tenham conhecimento do tópico previamente . Afinal , '' o saber sem um fim social será a maior das futilidades '' Gilberto Freire.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!