O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Mobilidade Urbana e o Transporte Público no Brasil
A questão da mobilidade urbana e no transporte público é uma problemática persistente no país, com raízes históricas e socioeconômicas, principalmente, em decorrência do inchaço urbano e do aumento de veículos particulares em circulação.
Esse problema de longa data originou-se quando, por volta da década de 1940, iniciaram-se os processos paralelos de industrialização e urbanização que ocorreram precipitadamente, com o mínimo de planejamento. Consequentemente, os locais periféricos tornaram-se o destino das pessoas que as cidades não comportavam, ainda hoje isso acontece, nutrindo o inchaço urbano. Sendo assim, quanto mais novas comunidades surgirem, maior será o trajeto e o tempo gasto para realiza-lo.
Então, na tentativa de solucionar a questão, geralmente, os brasileiros recorrem aos veículos particulares ainda vistos como representação de ascensão social e monetária. No entanto, essa linha de raciocínio é equivocada, o aumento de automóveis em circulação apenas agravará a situação.
Portanto, os três governos, juntamente com as empresas privadas, poderiam investir na restauração e reativação das linhas ferroviárias abandonadas, oferecendo a população um serviço eficiente que suprisse suas necessidades. Enquanto isso, a mídia assumiria a função de persuadir a mais pessoas utilizarem esses meios de transportes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!