O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No dia 22 de setembro comemora-se o Dia Mundial Sem Carro, porém, no contexto atual da mobilidade urbana brasileira, esse é um dia como outro qualquer, no qual milhões de brasileiros sofrem com o excesso de veículos nas grandes marginais.

A primeira consequência causada pela grande quantidade de carros é o trânsito. A população enfrenta, em boa parte do dia, engarrafamentos gigantes e mobilidade caótica. A opção pelos transportes individuais, entretanto, é fruto de uma má qualidade dos transportes públicos e o alto preço, em função dos impostos.

Outro acontecimento desencadeado é a poluição causada pela emissão de gases nocivos à saúde, dispensados em larga escala pelos veículos. Um fator importante que dever levado em conta, é que não só os transportes individuais liberam esses gases poluente, mas também os transportes coletivos, que deveriam ser sinônimos de sustentabilidade.

Dessa forma, a principal solução seria a desregulação estatal sobre o transporte coletivo, de iniciativa das prefeituras municipais, obtida pela descentralização dos serviços e o fim dos monopólios. Desencadeando uma ampla concorrência, que acarretaria maior qualidade e preços mais justos. Porém, com a regulação do governo em face apenas à poluição de tais transportes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!