O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Obesidade no Brasil

No passado, em determinadas culturas, ter um corpo avantajado era sinônimo de riqueza e de fertilidade, no caso das mulheres. Atualmente sabe-se que a obesidade é uma das maiores causadoras de doenças. No Brasil, o número de obesos cresceu juntamente com o ritmo acelerado de vida e com as indústrias alimentícias.

Doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto são alguns dos problemas de saúde derivados da obesidade. Essas doenças movimentam as indústrias farmacêuticas, gerando um gasto orçamentário que poderia ser evitado. Além das complicações na saúde o indivíduo que tem sobrepeso sofre com os preconceitos e com a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Houve casos de aprovados em concursos não poderem tomar posse de seus cargos devido a sua condição física. Ou seja, a sociabilidade dessas pessoas é comprometida, pois ainda há, por parte da sociedade, uma falta de conhecimento sobre a doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população com obesidade mórbida a cirurgia bariátrica, contudo, esse benefício torna-se de difícil acesso para alguns pacientes já que uma das prerrogativas para a realização do procedimento é que anteriormente ele tenha passado por um tratamento clínico da obesidade, não obstante a rede pública não oferece esse tratamento. Outro fator que contribui demasiadamente para uma má alimentação é a atuação da publicidade, na promoção de alimentos altamente industrializados e a dificuldade de interpretação dos rótulos das embalagens.

As mudanças nos padrões de consumo contribuíram para o aumento expressivo da obesidade no Brasil. Para reverter esse cenário é necessário que o ministério da saúde ofereça tratamentos completos ao pacientes, com disponibilidade de exames e com o segmento pós-operatório que é de fundamental relevância. É de suma importância reforçar a parceria entre os ministérios da saúde e da educação, com a padronização das cantinas escolares e oferecer acompanhamento nutricional as crianças. É necessário que haja uma modificação na rotulagem das embalagens, para que seja de entendimento geral dos consumidores. Fica evidente que a obesidade não é somente uma questão médica, cabe principalmente a sociedade adotar medidas simples, como a prática de esportes e uma alimentação balanceada. Dessa forma, os problemas de saúde serão amenizados de forma prática e eficaz.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!