O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Lixo e a sociedade de consumo em debate no Brasil
Com a regulamentação das leis trabalhistas no governo de Getúlio Vargas, as condições de trabalho e os salários aumentaram, como consequência, houve um aumento no consumo. Entretanto, junto com esse consumo exacerbado não se criou uma cultura de reciclagem e destinação correta do lixo produzido corroborando para que o meio ambiente esse prejudicado, o que é um problema.
Segundo dados de uma pesquisa da Abrelpe, o volume do lixo produzido no Brasil aumentou 1,7% em 2015. Nesse sentido, pode-se observar que a cada ano, junto com o crescimento do País, a quantidade de lixo produzido cresce e tem como a principal causa a sociedade consumista que é que vivida atualmente, acrescer de uma falta de educação direcionado á esse tema. Na sociedade contemporânea, a lei do uso e desuso vem sendo cada vez mais empregada, uma vez que, a facilidade em obter produtos cresceu com o uso dos cartões, das divisões de crediários e tantos outros, que dão aos indivíduos a ideia de felicidade, visto que foi estabelecido que quando mais se tem, mais feliz se é.
No entanto, junto com esse crescimento do consumismo, não houve a criação de politicas de destinação adequada do lixo, que em maioria são descartados em lixões, e nem de reciclagem, sendo prejudicial ao meio ambiente e principalmente ao país que sofre com as consequências como a danificação do sofre, contaminação do lençóis freáticos que abastecem muitos municípios, levando doenças para a população resultando num gasto maior com a saúde pública. Além disso, alguns lixos demoram muito para se decompor, que por falta de uma cultura de reciclagem polui ainda mais.
Dada a complexidade do problema, é fundamental que os Governos Municipais criem uma política de reciclagem no País, com a criação de postos de coleta do lixo, visando melhorar a vida da população, uma vez que, também irá gerar empregos. Também é importante que o Ministério da Educação realize palestras, principalmente em escolas onde há o ensino fundamental pois é onde está sendo formado o senso critico dos alunos, mostrando a importância de reciclarem o lixo e os danos que eles podem causar ao meio ambiente, além de ensiná-los a usufruir apenas o que precisam, para ser combatida essa sociedade consumista. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente deve construir postos de descarte de lixo mais adequados, como os aterros sanitários, visando um menor dano ao meio ambiente e a população.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!