O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com as antigas civilizações surgiu uma forma de governo do povo e para o povo, a democracia. Essa se baseia na tomada de decisões e interesses de todos os cidadãos, porém ela ainda é falha. Estando a exclusão social e a democracia imperfeita presentes na sociedade civil brasileira.
É notório que a exclusão social é um conflito impertinente. Mesmo com a Constituição Cidadã prevendo a garantia de liberdade, igualdade, equidade e justiça, isso não ocorre; visto que existem disparidades na distribuição de renda, cultura, educação e outros. Assim, os eleitores muitos pobres não tem acesso às ferramentas da informática nem ao conteúdo de debates que interessam ao seu futuro. Isso limita a democracia participativa de indivíduos, dificultando o exercício da cidadania.
Simultaneamente ocorre a chamada democracia imperfeita. Essa é assim denominada devido a forte ocorrência de crimes, como a violência, tráfico de drogas e corrupção. E onde o Brasil ocupa atualmente o 44º lugar no ranking das democracias imperfeitas do mundo, gerando um cenário preocupante. Consequentemente há impactos negativos na sociedade, economia e politica do país.
Evidencia-se que há desafios para o pleno funcionamento do regime democrático. Logo, faz-se preciso que os meios midiáticos abram espaço para expor discussões de ideias e experiências para permitir a integração de todos. Ademais, o Estado pode realizar consultas públicas visando à opinião popular a respeito das tomadas de decisões. Na perspectiva de alcançar o bem coletivo e o desenvolvimento da nação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!