O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: DEPRESSÃO NA POPULAÇÃO BRASILEIRA, O MAL DO SÉCULO XXI

Sabe-se que a depressão é um distúrbio psicossomático (doenças psíquicas com sinais de patologias físicas). No Brasil, essa condição atinge cerca de 5,8% da população, majoritariamente em negros e pardos. 80% dos depressivos não recebem tratamento, sendo este, juntamente com o diagnóstico, fundamental para o controle ou cura do "Mal do século".
Psicoterapia e farmacoterapia: tratamentos relacionados ao bem-estar psíquico e à estabilidade deste. Contudo, a má distribuição de profissionais pelo país é alarmante, pois, na região sudeste, há cerca de 4.104 psiquiatras, um para cada 15 mil habitantes; no norte brasileiro, estima-se 134. Além disso, brancos têm menor chance de ter depressão, devido às questões de raça e classe; estes possuem mais oportunidades de buscar consultórios particulares.
Aumentar os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela "felicidade", é uma das ferramentas de suma importância para o controle ou a cura da depressão. Recomendam-se alguns hábitos: exercícios, alimentação saudável, medicação - dependendo do caso -, psicoterapia e interação social.
Se houver igualdade de profissionais adequados e qualificados entre as cinco regiões do Brasil, será possível reduzir os números ou controlar esse "Mal", já que a maioria dos casos é crônico. São necessárias, também, campanhas governamentais, para desmistificar estigmas; o acesso à saúde e à informação conscientizam a população, melhorando sua qualidade de vida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!