O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A Doação de Órgãos no Brasil

A doação de órgãos é um grande avanço da medicina, porque os indivíduos com baixa expectativa de vida causada por doenças crônicas, como problemas cardíacos e pulmonares podem ter suas vidas salvas se receberem doação. No Brasil, a doação de órgãos vem crescendo nos últimos anos, tornando possível assim o prolongamento da vida dos receptores, porém ainda há fatores a serem melhorados.
Nesse sentido, o Brasil registrou em 2014 de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) 7.898 órgãos doados, 3% a mais do que em 2013.Dessa maneira, a população brasileira pode contribuir para o aumento desses índices, a doação pode ser feita em vida a depender do órgão, ou após o óbito por morte encefálica, na primeira basta o cidadão se inscrever no banco de doações, já na segunda é preciso ter uma autorização expressa da família do doador morto.
Porém, é de grande importância que a pessoa que deseja ser doador caso tenha morte cerebral converse com a família quando estiver em vida, pois esse fato é muito relevante para a autorização final familiar. Além disso, outro aspecto importante para a concretização da doação é a forma de abordagem médica que precisa ser feita com cautela porque do estado familiar após a perda de um parente. No entanto muitas vezes isso não é feito de maneira adequada, o que é comprovado por pesquisadores da UNIFESP, onde uma pesquisa indicou entre 1998 e 2012 que cerca de 21 mil famílias se recusaram a doar órgãos devido a abordagem indevida dos médicos.
Logo, fica claro, que a doação de órgãos no Brasil vem crescendo nos últimos anos, contribuindo para a melhora na qualidade de vida de muitos cidadãos. Portando é necessário que o Governo fomente campanhas de doações com o auxílio das mídias digitais, além de investir, sobretudo, na capacitação médica para a devida abordagem familiar, respeitando assim o momento difícil das famílias.





Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!