O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA

Com o advento da revolução industrial, a partir do século XVIII, as cidades iniciaram um processo de crescimento desordenado e, simultaneamente, surgia a necessidade de melhorias nas condições de deslocamento, o que teria início com a criação do automóvel em meados do século XX. Entretanto, a falta de planejamento das cidades tornou a questão da mobilidade urbana um dos principais desafios do país.
Entre 2000 e 2010, a frota de automóveis aumentou 83,5%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Como consequência temos altos índices de poluição e congestionamentos em vias e rodovias que não cresceram na mesma proporção. O intenso tráfego urbano e as horas de confinamento dentro do veículo, provocam intensa exaustão física e emocional, impaciência e até casos de violência.
Em contrapartida. o transporte coletivo que deveria ser uma boa alternativa, mostra-se ineficaz e decadente. A grande demanda e a pouca oferta ocasionam superlotação, má organização do fluxo, atrasos aos usuários e rotas insuficientes às necessidades da população. Diante de tanto desconforto e desestimulados pela tarifa não condizente com o serviço, o carro próprio passa a representar um sonho de consumo para os brasileiros.
Visto o exposto, é de suma importância medidas para solucionar o impasse. Cabe ao ministério dos transportes melhorias no transporte público através da implantação de BRT?s e VLT?s, bem como a criação de ciclovias e faixas especiais para ônibus, reduzindo a emissão de poluentes e tornando o percurso mais rápido e confortável. As prefeituras, por sua vez, devem planejar bairros multifuncionais para diminuir os deslocamentos, atribuir taxas tarifárias justas que estimulem o uso do transporte público, e ainda criar e divulgar através de aplicativos e redes sociais o compartilhamento de bicicletas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!