O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Na verdade, o que ocorreu no período de reinados no Brasil foi a clara tentativa de europeizar o território, visto que na visão dos portugueses se tratava aqui de uma terra de cultura atrasada, ou até mesmo sem cultura alguma. Mas o inconveniente mesmo é ver que o pensamento português e etnocêntrico se prolonga até a contemporaneidade, contra aqueles, que por muito tempo, representaram o Brasil em contos naturalistas, os índios.
Apesar de em alguma fase da vida escolar se falar na figura do índio, no brasileiro está enraizado um preconceito etnocêntrico para tal, diferindo muitas vezes a cultura indígena da etnia brasileira, como forma de isolá-los do Brasil. Talvez se seguíssemos a ideia de Pitágoras nesse contexto, quando ele escreve: "eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens", poderia haver uma maior educação para a população a fim de parar com os "castigos sociais" que damos aos índios.
E embora se fale nacionalmente, por políticos, em defesa aos direitos dos índios, vemos no país uma agroindústria, na maioria das vezes apoiada pela banca de deputados, avançando contra reservas indígenas. Esse descaso vai muito além do desrespeito com a natureza, pois além de árvores cortadas, está cortando ali o que o indígena mais preserva em seus conceitos, a sintonia e a irmandade com a floresta.
Portanto é muito importante resgatar os direitos indígenas da constituição brasileira, a fim de lhes garantir, no mínimo, o que é seu por direito. E além disso, ser exigido pelo Ministério da Educação, realçar a figura do índio na educação fundamental, para que desde cedo tenhamos uma formação justa a respeito de quem foram os primeiros a habitarem o território. E só dessa forma caminharemos para um futuro de mais respeito com nossos patriotas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!