O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

"Tempo é o campo do desenvolvimento humano". Assim afirmou o sociólogo Karl Marx, décadas atrás. De fato, a sociedade brasileira obteve consideráveis avanços em diversos setores nos tempos. Todavia, como associar tais evoluções ao fato de se encontrar ainda na contemporaneidade, problemas relacionados à saúde pública no Brasil?
Essa adversidade se destaca pela situação precária dos hospitais públicos no país. Na qual, a política atual passa por uma grave tensão financeira e para conter gastos, os governantes cortaram investimentos, fazendo com que materiais básicos como seringas e curativos faltassem em prontos de atendimento. De acordo com informações do site G1, em maio de 2017, os hospitais do Sul de Minas Gerais protestaram contra o atraso no repasse de recursos do Sistema Único de Saúde. Tal fato, ratifica que se medidas não forem tomadas urgentemente, a vida de muitos brasileiros estarão em risco, uma vez que grande parte da população não tem condições financeiras para pagar planos de saúde.
Contudo, é importante pontuar ainda que, políticas públicas voltadas não somente para a saúde física, mas também para problemas mentais fazem-se necessárias no país. Visto que, Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está em primeiro lugar no ranking latino-americano de depressão. Tal circunstância ratifica uma famosa citação latina, na qual diz que uma mente sã é um corpo são. Portanto, para haver uma população mais saudável também é necessário cuidar do emocional do indivíduo para que ele esteja em harmonia. Desse modo, medidas faze-se necessárias para corrigir a problemática.
Em visto disso percebe-se que ainda é preciso evoluir e transformar comportamentos no país. Primeiramente, faz-se necessário que o Governo diminua os gastos em outras áreas para investir na distribuição de remédios e em infraestrutura dos hospitais para que a população tenha uma saúde pública de qualidade. Ademais, seria necessário a atuação mais severa do Ministério da justiça nos casos de corrupção, investigando mais e punindo severamente os envolvidos para que verbas não sejam desviadas. Contudo, a atuação das Ongs em oferecer palestras e oficinas de diálogo em grupo para informar sobre doenças mentais e prevenção ao suicídio seria crucial. Some-se a investimentos em educação,valorizando e capacitando professores, no intuito em formar cidadãos comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!