O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A redução da maioridade penal e seus efeitos em discussão no Brasil.

Platão, filosofo grego, afirmou, através do Mito da Caverna, que o conhecimento na terra são sombras, defendendo a importância da investigação filosófica na apreensão da realidade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia. A reflexão em torno dos efeitos da redução da maioridade penal encaixa-se em tal cenário.
Primeiramente, deparamos com duas situações delicadas que impõe a sociedade a escolher qual será mais viável para o problema. Se por um lado quem é contra a redução da maioridade penal, argumenta que reduzir não vai fazer com que acabe a violência; por outro, quem é a favor alega que a partir dos 16 anos já se tem maturidade e discernimento do que é certo e errado. Prova disso é eles são responsáveis politicamente no ato de votar.
Por conseguinte, a população atual vive a mercê dos efeitos da impunidade. A tolerância aos crimes por menores resulta em mais crimes, já que os mesmo têm suas "penas" brandas, não se intimidando com as medidas socioeducativas que recebem. Entretanto, segundo pesquisa do Ibope, 83% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal. Tais índices mostram que a população está cansada com a impunidade no Brasil.
Portanto, agregar os ensinamentos dos grandes filósofos em nossa sociedade atual é imprescindível; Thomas Hobbes disse que a sociedade tem o papel de educar, humanizar e tornar sociável aqueles considerados um mal para outros, sendo assim, a escola junto com psicopedagogos podem ajudar. Em matéria de justiça o poder Legislativo brasileiro deve fazer a vontade da população - um país democrático - e reduzir a maioridade penal. Entretanto, o Sistema Penitenciário deve apresentar melhorias na ressocialização, para que dessa forma, ao serem libertos não apresentar riscos para as pessoas de bem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!