O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Nos quadrinhos, Bruce Wayne vê seus pais sendo assassinados durante um assalto, fato esse que o influenciou a torna-se um justiceiro conhecido como Batman. Fora dos HQs, a violência urbana é um mal que atinge diretamente a população brasileira, em função da sua construção histórica. Por sua vez, a violência urbana vem disseminando o medo, a insegurança e a sede por vingança na sociedade, que podem gerar certas consequências. Desse modo, garantir a segurança pública - eis a missão de uma nação que prega o direito de ir e vir do cidadão.
É valido salientar que o crescimento desordenado da população é uma das principais causas que influenciam o aumento da violência urbana. Com advento da primeira Revolução Industrial, é notório observar um crescente aumento da população urbana em relação à rural. Nesse sentido, nota-se que o Brasil teve a sua urbanização tardia em relação aos países europeus, o que acabou acarretando nos inchaços urbanos, que vêm gerando a violência, em função da precariedade em que a maior parte da população vive devido ao desemprego e ausência de oportunidades.
Por conseguinte, vale ressaltar que, advinda deste fato, observa-se uma onda de violência nos principais centros urbanos, resultando na população o medo e a insegurança. Constantemente, somos bombardeados pela mídia com diversas informações acerca de assassinatos, assaltos. Isso intensifica na população o medo, a insegurança e, sobretudo, o sentimento de impunidade, fazendo com que algumas pessoas ajam de forma inadequada, revidando, o que, por sua vez, resulta em mais violência. É importante destacar que o sistema falho de segurança também intensifica essa situação, levando as pessoas a agirem como nos quadrinhos, se tornando justiceiros.
Portanto, diante dos argumentos apresentados, é necessário garantir o direito de ir e vir da população. Para isso, é preciso que, em curto prazo, o Estado, em parceria com os municípios, aumente o número de profissionais da segurança, e, sobretudo, qualificando cada um deles a fim de atender de forma correta a população. O Governo deve investir também nas infraestruturas das cidades, garantido melhores condições de vida, através de programas sociais e, também, engajar-se na preparação desses indivíduos para o mercado de trabalho, com o aumento do número de escolas qualificadas, levando-o até o mercado de trabalho. A escola e a família têm um papel fundamental no que tange à educação do indivíduo, para isso é necessário diálogo e incentivo aos estudos a fim de, futuramente, engajar esse indivíduo no mercado de trabalho, pois, como diria Immanuel Kant: ?O ser humano é aquilo que a educação faz dele ?.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!