O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A desigualdade no Brasil se iniciou em 1500 com a chegada dos Portugueses, se tornando superiores e realizando assim uma tentativa de escravização dos indígenas. Embora nos últimos anos, a desigualdade social no Brasil tenha diminuído, ainda existem milhões de pessoas em extrema pobreza. Logo, torna-se necessário que o governo invista principalmente em ações políticas na área da educação e trabalhista.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o programa Bolsa Família foi responsável por 13% na redução da desigualdade no País. Entretanto, de acordo com o mesmo, estima-se que 16 milhões de pessoas ainda vivem na miséria. No livro ?democracia e desigualdade? o autor Carlos Machado cita varias vezes que a raiz do problema está na ausência de qualidade da educação no país, que propicia a falta de oportunidade de ascensão social.
Vale também ressaltar que diariamente e noticiado na mídia casos de empresas com grande influencia empresarial, demitindo uma quantidade enorme de colaboradores, ocasionando o desemprego. Na maioria das vezes, essas pessoas não conseguem de maneira imediata outra oportunidade de emprego. Como exemplo, pode-se citar a empresa multinacional American Express, que demitiu em 2015,mais de 6 mil funcionários.
Por tudo isso, afim de que esta caótica questão seja elucidada, torna-se necessário que o Estado ofereça soluções emergenciais e de longa duração. Para que isso ocorra, torna-se imperativo o Ministério da Educação crie um planejamento para maior acesso e isenção da sociedade com a educação, proporcionando cursos técnicos grátis aos mais necessitados a fim de obterem mais oportunidades no mercado de trabalho, e também o Governo, em parcerias com as instituições privadas, incentivarem para maior geração de empregos nas empresas e desenvolvimento da mesma. E a mídia informe sobre o tema promovendo debates, campanhas e entretenimento relacionado a este assunto para incentivar a sociedade a participar e se conscientizar. Assim o país se torna mais desenvolvido, e menos desigual.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!