O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: DESASTRES AMBIENTAIS: QUAL O PREÇO DO DESENVOLVIMENTO ?

A primeira revolução industrial é um marco da modernidade na produção, com o surgimento de máquinas que tinham a queima do carvão como fonte de energia e uma produção em larga escala.Tal acontecimento trouxe muitas melhorias, mas em contrapartida os resultados são devastadores pela queima do combustível fóssil. Sendo assim, trocar a preservação da vida e da natureza pela poluição não é valido.
A produção feita no modelo fordista ainda tem sido usada em instituições produzindo-se muito, pois o lucro é o que realmente importa.Devido a isso, os empresários devem abastecer o mercado consumidor e além disso, as cidades necessitam receber alimentos constantemente para abastecer a população. O Brasil tem vivido o reflexo disso, produzindo muita soja para exportar aos países que não têm condições de produzir e enquanto isso a fronteira agrícola vai avançando e destruindo parte da amazônia e da biodiversidade. Dessa forma, as consequências chegam no mesmo modelo, porém tendo os desastres como resultado.
Além da destruição que acaba com biomas, mares e boa parte da natureza existem ainda os que prejudicam a saúde das pessoas e/ou tiram a vida delas, muitas vezes por falta de prevenção. Desastres como o de Mariana e Chernobyl exemplificam a situação em que não só cidades e natureza pagaram pela falta de agentes preventivos, mas também muitos cidadão com suas vidas.Logo, os responsáveis por empresas que lidam com produtos perigosos preferem continuar os trabalhos esperando que os problemas ambientais aconteçam com o concorrente e não com eles.
Assim, vidas pagaram por uma conta que não lhe pertencia, sendo necessário medidas para que não haja mais problemas como esses. Novas conferências como a de Estocolmo devem ser realizadas sem que nenhum país fique de fora para o estabelecimento de acordos para prevenção e minimização dos impactos poluentes na natureza. E ainda fiscais devem acompanhar todo o processo quando implantado e quando o local não estiver cumprindo as normas este deve ser interditado. Então, muitos desastres serão evitados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!