O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A necessidade do controle sobre o consumo de álcool na sociedade brasileira do século XXI

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é característica da "modernidade líquida" vivida no século XX. Diante disso, há a necessidade do controle sobre o consumo de álcool na sociedade brasileira do século XXI, pois impacta de maneira negativa nas relações sociais. Nesse contexto, tal questão é necessária, uma vez que o índice de jovens e adolescentes dependentes de álcool cresce a cada ano. Ademais, o consumo de álcool acarreta em diversos danos nocivos à saúde dos consumidores brasileiros.
Mormente, ao analisar a questão da necessidade do controle sobre o consumo de álcool na sociedade brasileira, é perceptível que tal controle deve existir, uma vez que os jovens e adolescentes do país estão cada vez mais fazendo o uso de tal droga lícita e adquirindo dependência, o que os torna adultos viciados em álcool no futuro. Tal fato, na juventude provoca mal desempenho escolar, mudança de comportamento, tornando-se mais agressivos, o que faz mal para a vida e o futuro do jovem.
Outrossim, é válido salientar que a necessidade de controle sobre o consumo de álcool no país existe, uma vez que não só atinge a saúde dos jovens, mas também dos adultos. Com isso, o índice de doenças relacionadas ao uso da bebida alcoólica cresce a cada dia, já que o álcool gera dependência em seus usuários. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004, o álcool já era considerado o principal causador de 60 tipos de enfermidades e ferimentos.
Torna-se evidente, portanto, que a necessidade de controlar o consumo de álcool na sociedade brasileira do século XXI é necessária. Para isso, é mister que o Ministério da Integração Nacional, aliado ao Ministério da Educação, forneça em todas as escolas, públicas e privadas, do país, palestras aos alunos sobre os efeitos nocivos do álcool à saúde e a vida do jovem e adulto, a fim de estimular o senso crítico dos alunos para que eles não façam o uso dessa substância. Ademais, cabe ao Poder Legislativo criar lei que impeça a exibição de comerciais na televisão sobre bebida alcoólica, com o fito de não estimular a população à comprar tal produto. Por fim, cabe ao Ministério da Saúde oferecer à população programas de ajuda para combater a dependência do álcool de forma mais intensa e divulgada na sociedade. Assim, alcançar-se-á um corpo civil mais evoluído.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!