O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Combate à homofobia no Brasil .

A Revolução Francesca, ocorrida no final do século XVIII, foi a responsável por grandes mudanças na sociedade. Nesse sentido, a propagação de ideias de liberdade repercutiram em diversas partes do mundo, proporcionando, em especial, ao Brasil, a elaboração da Constituição liberal. Entretanto, observa-se a problemática da homofobia, contrariando a legalidade dos Direitos do cidadão. Com isso, é peremptório o combate a essa deficiência social.
É indubitável a relação entre a sociedade patriarcal, machista e a homofobia existente no país. Dessa forma, assim como Gilberto Freyre afirma em Casa- Grande Senzala, o indivíduo ainda é condicionado as regras patriarcais instituídas durante o Brasil colônia. Paralelo com os dias atuais, é notório o aprisionamento humano na senzala, devido ao fato de continuar à margem da sociedade, haja vista que, a relação homoafetiva é tida, por muitos, como doença e inadmissível, pois fere os princípios da família tradicional preconizada pela Igreja católica. Portanto, são visíveis as consequências da permanência na Casa- Grande e da negação da laicidade do Estado.
O Bill of Rights, instituído na Inglaterra, desejava estabelecer Diretos do Homem, estimulando a legitimação da liberdade de expressão, sendo difundido para o mundo. Todavia, no Brasil, depreende-se o culto ao ódio, principalmente, relacionado à homofobia. Nesse cenário, é possível observar inúmeros casos de agressões físicas e verbais, que associadas a violência psicológica são responsáveis pelo aumento do suicídio entre os homossexuais. Logo, o restabelecimento e a reafirmação dos Direitos Humanos é de extrema importância tanto historicamente como sócio culturalmente.
Mesmo com revoluções sociais, como por exemplo a ocorrida na França, é observada a carência de empatia na sociedade atual, e medidas devem ser tomadas visando o combate da problemática em questão. Portanto, a Família como influenciadora na formação de valores deve, através de diálogos, discutir as novas organizações sociais, estimulando o respeito entre os indivíduos. As Escolas, estimulando o pensamento crítico devem com peças teatrais representar o combate ao patriarcalismo, além de aplicar campanhas junto à mídia de denúncias de crimes homofóbicos, promovendo a saída definitiva da senzala. Assim, será efetivado o combate à homofobia e a reprodução da igualdade, fraternidade, liberdade proposta por nossos antepassados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!