O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Desde a formação da civilização brasileira o índio vem passando por um processo de aculturação. No qual, a cultura tradição e modo de viver desse povo, vem perdendo-se ao longo dos anos. Nesse intuito, atualmente, a questão do índio no território brasileiro evidencia uma série de preconceito, empatia e visão idealizada. Dessa maneira, é preciso pensar em meios a fim de preservar e respeitar tanto a cultura quanto a eles.
Em primeiro lugar, é válido ressaltar sobre o etnocentrismo em sociedade. No qual, o homem branco é visto como superior aos demais, uma vez que repercute para o preconceito e empatia. Tal conjuntura é ainda intensificada pela falta de meios voltados a socialização dos índios, em que muitos membros da sociedade desconhecem e temem pelo desconhecido. Entretanto, medidas como as cotas em faculdades públicas e privadas voltadas a origem indígena, podem ser consideradas como um caminho para a socialização e igualdade perante aos outros. No entanto, a visão idealizada de nativos e "selvagens" interferem no convívio e respeito.
Além disso, cabe indagar sobre os conflitos territoriais e interesses dos meios de produções. A escritora Virginia Woof em uma de suas frases sentenciou "de tudo que existe, nada é tão estranho como as relações humanas, com suas mudanças sua extraordinária irracionalidade". Dentro desse contexto, percebe-se que as relações humanas sofrem com a medida que os interesses ultrapassam os princípios morais e sociais. Exemplo disso, são os territórios indígenas, que vêm sofrendo grandes percas desde a industrialização e expansão da agropecuária, em que fazendeiros e nativos entram em conflitos de acordo com os interesses de expansão e dominação de territórios.
Torna-se evidente, portanto, que a questão do índio no Brasil contemporâneo apresentam empecilhos que necessitam ser combatidos. Logo, é necessário que o governo investigue propriedades rurais próximas a comunidades indígenas, para que possam fiscalizar e evitar possíveis conflitos, demarcando áreas e criando medidas como multas e processos caso não respeitem as normas e territórios desses nativos. Com o Ministério da Cultura em parceria da mídia, podem elaborar pesquisas, projetos e comerciais com o intuito de levar informações e um pouco sobre a história indígena e cultura, a fim de aproximar, conhecer e criar vínculos com esse povo junto com suas tradições. Ademais, as instituições de ensino em parceria de Ong´s fomentando o pensamento crítico com aulas participativas, visando reconhecer os empecilhos que a sociedade confere a esse povo, como preconceito e empatia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!