O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O aumento da criminalidade entre os jovens brasileiros.

Falta de investimentos. Inchaço urbano. Segregação socioespacial . Pobreza. Criminalidade. Insegurança. Menores infratores. Esses são os principais reflexos da situação atual do país, que aumentou os índices de criminalidade entre os jovens brasileiros .
Segundo a biologia genética, o fenótipo é responsável pelas características herdadas pela influência do meio. Nesse sentido, os centros periféricos é o principal atuante para crianças e adolescentes que vivem nesse ambiente, visto que, o desemprego, a pobreza, a desigualdade e a falta de oportunidade no mercado de trabalho, propiciam a atração pelo mundo do crime. Exemplo disso, é verificado no filme cidade de Deus, em que as crianças se inspiravam no trio ternura, um grupo de traficantes, pois o acesso ao dinheiro, por meio de assaltos e tráfico de drogas se tornaram medidas mais fáceis e lucrativas.
É válido, também, ressaltar que, a ausência de investimentos socioeducativos, como: educação, cultura, esporte e lazer, contribuem para o aumento do índice de infrações entre jovens e adolescentes, dado que, a ociosidade favorece a vulnerabilidade desses indivíduos serem induzidos a praticar crimes e violência.
Portanto, fica claro, que o Brasil enfrenta desafios para combater o aumento da criminalidade entre jovens. Logo, a solução viável para desconstruir esse fenótipo desagradável é a atuação do Governo, ONGs, escolas e da própria população, por meio de investimentos e apoio em educação, esportes, lazer e oportunidades, principalmente, em regiões mais carentes, de forma que todos tenham acesso e se sintam incluídos na sociedade, baseando-se na ideia exposta pelo ativista Nelson Mandela , que a educação é a maior arma para mudar o mundo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!