O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O refugiado é uma pessoa obrigada a partir de sua terra natal por alguns motivos como guerra, tensões políticas, perseguição. Nesse sentido, o atual cenário global, dando destaque para a situação do Oriente Médio, conduz para uma diáspora em massa desses povos. Todavia, as manifestações recentes de países da Europa e EUA evidência a crescente xenofobia no mundo, influenciando diretamente nas decisões nessa sociedade globalizada.
Em primeiro lugar, o surgimento do preconceito com mulçumanos é resultado de um atrito de séculos com o Ocidente. Dessa forma, a proclamada Guerra ao Terror pelo presidente Bush depois do 11 de setembro foi um intensificador desse mal que vivemos hoje contra os imigrantes, já que o ISIS foi fortalecido pela intervenção americana em Estados como o Iraque e Afeganistão, que atualmente é um dos principais motivos para o medo de aceitar a vinda desses estrangeiros.
Por conseguinte, nações como a França e a Inglaterra estão cada vez mais fechando suas portas, sendo outra consequência também dessa questão o surgimento de candidatos ultraconservadores com cada vez mais chance de se eleger. Na contra mão dessas ações, a Alemanha e Suécia estão aceitando um número crescente de refugiados, e também o Brasil vem fazendo o mesmo em relação aos venezuelanos que estão com uma ditadura instaurada pelo governo Maduro.
Fica claro, portanto, que a problemática apresentada é de interesse internacional sua resolução, e devemos ser críticos mas empáticos na hora de decidir o caminho certo. Sendo assim, seguindo o raciocínio de Aristóteles de que ? devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade?, a ajuda para essas minorias devem vir de órgãos como a ONU procurando auxilio em países com condições de aceita-los. Ademais, devem ser criadas ONGs com o intuito de enviar médicos e suprimentos em lugares de guerra.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!