O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com o avanço do sistema capitalista, no início do século XX foi um período de intensas alterações no sistema produtivo. O fordismo foi implantado por Henry Ford em 1914, permitindo-se a produção em massa dos automóveis. No entanto, em pleno o século XXI, o grande número de veículos nas ruas tem dificultado a mobilidade urbana, o direito de se deslocar. Percebe-se, que há uma grande necessidade de investimento em meios de transporte e na infraestrutura das cidades.
Após a segunda guerra mundial, o Brasil passou por um processo de urbanização acelerado e desordenado. Tal situação é vista atualmente, pois como não houve planejamento adequando na infraestrutura das cidades para facilitar o deslocamento diário dos cidadãos, através de meios alternativos, como o uso da bicicleta. É evidente, que os brasileiros prefiram optar pelo o uso de veículo privado, pois de acordo com um levantamento solicitado pela Agência Brasil, em 2013, atrasos, superlotação, tempo de espera e falta de qualidade no serviço prestado geraram milhares de reclamações em diversos estados brasileiros.
Em consequência do acumulo de automóveis e a falta de planejamento urbano, o transito tem se tornando uma das maiores dores de cabeça para a população, causando estresses e acidentes. Além disso, o uso de veículos excessivo causam problemas ambientais, já que liberam cerca de 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilometro rodado, contribuindo para o efeito estufa e chuva ácida. Sabe-se também que CO2 afeta a saúde, trazendo doenças respiratórios e cardiovasculares.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O governo municipal, poderia melhorar o transporte público, investindo em novas frotas de ônibus garantido o conforto aos usuários e incentivar que a população brasileira use o transporte coletivo evitando então, congestionamento e diminuindo a poluição. Além disso, o governo poderia também criar ciclovias, na qual poderia usar a mídia para estimular os cidadãos ao uso da bicicleta, como melhor meio alternativo de deslocamento, pois além de não prejudicar o meio ambiente colabora para uma saúde melhor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!