O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Historicamente, a Lei de Talião "olho por olho, dente por dente" era um dos ideais que faziam parte da sociedade babilônica. Nesse sentido, percebe-se que esse entendimento tem como finalidade apontar um dos problemas atuais no Brasil que é o linchamento, no caso ocorre a justiça com as próprias mãos, o princípio de igualdade no crime entre o agressor e a vítima.
Uma pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da USP, constata que o Brasil é o país com mais linchamentos no mundo, sendo um cenário alarmante e preocupante. Tais ocorridos se direcionam pela forma que a sociedade se rebela, por acreditar que a justiça com o agressor não será feita ou virá de maneira tardia.
Ademais, segundo dados, O Brasil tem uma ocorrência de linchamentos por dia, pesquisa realizada pelo sociólogo José de Souza professor da USP. Observa-se o caso de um jovem acusado de assalto, amarrado em um poste e espancado até a morte no Rio de Janeiro, e adolescentes espancados pela população suspeitos de roubo em Maceió, notícias publicadas pelo site do G1. Trazendo à tona, o caso de uma mulher que foi confundida no Rio de Janeiro e espancada até a morte, após boatos em redes sociais que ela praticava rituais de magia negra com crianças, a informação não era válida e a sua inocência foi comprovada, informação pelo site da Globo.
Essa realidade aponta que o linchamento é uma manifestação de desordem na sociedade brasileira, é perceptível notar que gera também ataques as pessoas inocentes, um dos vilões podem ser os meios de comunicação que tem seus malefícios com a propagação do ódio. Segundo Thommas Hobbes "o homem é o lobo do homem" o que ele chama de estado da natureza, porque os homens são iguais e tem sede de vingança.
Fica evidente, portanto que o Estado deve intervir com aplicação eficaz das leis. Além disso, investir na educação que faz parte da formação de caráter de uma sociedade e na segurança para a proteção, sendo relevante ainda a mídia dar espaço ao debate sobre tais ocorridos para que ocorra uma solução e esse problema não se perpetue.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!