O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O filme Carandiru retrata a situação enfrentada pelos detentos nas prisões brasileiras. Contudo, tais problemas, ainda persistem no sistema prisional brasileiro, tornando-se passíveis de discussão, soluções que coloquem fim ao impasse.
Primeiramente, as prisões não possuem a infraestrutura necessária para comportar a alta demanda de detentos, isso pode ser observado pela falta de recursos para higiêne pessoal, água potável e a superlotação das celas, as quais, 69,2% estão acima da capacidade máxima. De acordo com Lamark, o homem é produto da natureza em que vive, portanto, o ambiente degradante no qual os detentos estão inseridos, dificulta a sua reabilitação na sociedade, tal fato, pode ser comprovado, visto que, 70% desses voltam a cometer crimes.
Entretanto, diversos desafios dificultam a resolução dessa problemática. Há falta de funcionários preparados para lidar com essas situações, além disso, suas remunerções são baixas, não acompanhando os riscos do trabalho, o que aumenta as chances de corrupção dentro dos presídos. Ademais, a falta de investimentos do Governo nesse setor, faz com que os prisioneiros se sintam abandonados, criando revoltas internas e masacres, prejudicando a reinserção deles na sociedade.
Diante dos fatos mencionados, medidas devem ser tomadas a fim superrar a crise do sistemas prisional brasileiro. Para isso, cabe ao Ministério da Justiça aumentar o salário dos agentes penitenciários, fazer investimentos na infraestrutura de celas e aumentar o número destas, para que assim, possa melhorar a qualidade de vida de quem está inserido nesse ambiente. Cabe também a sociedade civil se paralizar por meio de jornais, palestras abertas e redes sociais, para concientizar a população e presionar o mesmo Ministério a tomar as decisões cabíveis o mais rápido possível.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!