O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Idosos no Brasil
É indubitável que os idosos eram muito valorizados por sua sabedoria na Grécia Antiga. Entretanto, no que tange à contemporaneidade percebe-se que os mesmos enfrentam problemas, como a reforma da previdência, e a negligência de seus direitos básicos, como o respeito e hospitais de qualidade.
Primordialmente, o aumento do número de idosos tem como principal característica a sobrecarga do setor previdenciário. Esse fato relaciona-se com os avanços da medicina, que aumentaram a expectativa de vida da sociedade, além de estimular o planejamento familiar através da difusão de métodos contraceptivos. Por conseguinte, muitos países estão passando pela reforma da previdência, como o Brasil e o Japão, uma vez que essa situação prejudica a economia dos Estados.
Outro fator importante é que o envelhecimento da população não acompanha uma melhoria na qualidade de vida. Isso ocorre devido ao sistema de saúde pública deficitário que prejudica principalmente os mais velhos. Além disso, observa-se um desrespeito por parte dos jovens pelos mais velhos, uma vez que estes têm um ensino ineficaz na formação de caráter. Nesse contexto, percebe-se que se deve melhorar a educação, pois de acorda com a filósofa Helen Keller, o resultado mais sublime da educação é a tolerância, e como tal faria os jovens respeitarem os mais velhos.
Logo, infere-se a imprescindibilidade de solucionar essa problemática. Assim, cabe ao governo federal elaborar a reforma da previdência, de forma que haja equilíbrio na economia, além de se aliar aos governos estadual e municipal com o intuito de reformar a saúde pública. Bem como, o Estado deve melhorar a educação, não apenas para os jovens respeitarem os idosos, mas também para formar cidadãos com senso crítico, pois de acordo com a ideologia Kantiana, é no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da sociedade. Desse modo, os mais velhos viveriam com mais qualidade de vida no território nacional.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!