O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O computador, criado por Allan Turing com a finalidade de decodificar mensagens nazistas , foi uma ferramenta essencial para o marco do desenvolvimento tecnológico. Desde então, a comunicação , as relações a distância e o trabalho foram facilitados. Além disso, os celulares reverberaram em uma sociedade mais informada e intelectualizada. Desse modo, familiares que quase não se viam passaram a ter um contato mais efetivo através de redes sociais e o modo de aprendizagem tornou-se mais flexível. Contudo, o elevado uso de aparelhos eletrônicos suscitou grande parte da população ao vício extremo. Sendo assim, tal dependência deve ser sanada para não causar problemas de saúde.
Os cidadãos deixaram programas familiares em troca de passar horas na internet navegando emanados pelo advento das redes sociais e da popularização dos smartphones. Por isso, o termo nomofobia , intitulado no Reino Unido, foi criado para designar o uso excessivo da tecnologia. Segundo especialistas, o celular age no cérebro de forma similar às drogas , pois ambos liberam a dopamina, uma substância que causa sensação de prazer e leva ao vício. Dessa forma, o psicológico do indivíduo é afetado e resulta em problemas psíquicos como a ansiedade e os transtornos bipolares. Por isso, muitos cidadãos possuem medo em perder ou ficar sem o celular por um determinado tempo. Isso evidencia o impacto que o mundo digital impõe na vida das pessoas.
Os indivíduos reduziram os contatos pessoais com os familiares e amigos, passando maior tempo em uma vida virtual. Tal atitude provoca a formação de um mundo monótono e com relações palpáveis. Dessa maneira, faz-se valer a tese do filósofo Bauman, em que dizia que o mundo é caracterizado por uma modernidade líquida, na qual as relações interpessoais são desfeitas facilmente. Esse convívio ?descartável? é emanado pelo uso excessivo da tecnologia. Logo, essa problemática precisa ser cessada do cenário mundial.
Esse paradigma, portanto, deve ser revertido. É necessário momentos de convivência , por isso o Ministério da Saúde através de campanhas midiáticas deve alertar a população sobre os problemas emocionais e físicos que o uso excessivo da tecnologia pode causar. Além disso, deve oferecer medicamentos para o tratamento de pessoas que já sofrem do vicio, assim a tecnologia fará seu verdadeiro papel. Ademais, a escola deve proporcionar palestras ministradas por professores, pedagogos e psicólogos a fim de exaltar as possíveis causas da nomofobia. Desse modo, a problemática irá regredir linearmente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!