O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

tema: guerra nas ruas: o problema da violência urbana no Brasil

O ataque terrorista em Barcelona em agosto de 2017, infelizmente, terminou com a morte de 15 pessoas. Nesse mesmo período no Brasil, apenas no Rio de Janeiro 15 pessoas foram assassinadas por dia, ou seja, temos um ataque terrorista por dia só em um estado. Esse contexto revela o quanto a guerra nas ruas é presente na sociedade brasileira e que é pautada por um grande círculo vicioso.
Violência gera violência. a frase clichê utilizada por grande parte da população é correta. Segundo o comunicólogo Muniz Sodré, o ato de violência gera um estado de violência. Por sua vez, a sensação permanente de insegurança pode fazer com que a qualquer momento a ocorrência de um novo ato de violência estabelecendo, assim, o círculo vicioso.
Além disso, o estado de violência provoca o aumento da procura por armamentos. Estudos realizados por uma ONG norte - americana aponta que o Brasil é o sétimo país do mundo com o maior número de armas no poder da população civil, que possui mais do que os agentes legais. Dessa forma, o medo urbano se prolifera cada vez mais declarando, praticamente, uma invisível guerra civil entre bandidos, população e polícia.
É evidente, portanto, que há diversos entraves para diminuir a violência urbana. É preciso que o Ministério da Justiça promova o aumento, em curto prazo, de polícias pacificadoras em locais com alto nível de conflitos. Deve a mídia transmitir informações sobre a campanha do desarmamento civil demonstrando os prols desse movimento e por fim a escola apresentar palestras para o comunidade local sobre os problemas da vida e como combate-lá. Quem sabe assim poderemos evitar nosso atentado terrorista por dia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!