O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Na contemporaneidade, a violência contra o grupo LGBT (Lésbicas,Gays , Bissexuais , Transexuais) cresce de maneira acelerada. Isso ocorre devido à herança histórico-cultural e a impunidades dos agressores mediante a homofobia . Dessa forma, os setores sociais devem sair do estado de inércia e traçar um caminho com soluções que melhorem esse quadro .
Segundo o sociólogo Pierre Bordieu em sua teoria sobre o ''habitus'' toda sociedade incorpora os padrões sociais e o reproduz ao longo das gerações. Essa teoria ,ajudar entender que a herança histórico-cultural , portanto, é uma das maiores causas da homofobia no Brasil . Nesse contexto, a Igreja Católica impôs que o modelo correto de relação é aquele formado por um homem e uma mulher . Nesse caso, a nossa sociedade então , incorporou essa imposição e , de maneira - infelizmente - natural ,naturalizou o preconceito contra pessoas que não seguissem tal padrão .Desse modo, é essencial que se revista essa concepção preconceituosa ainda existente na atualidade .
O jornalista Carlos Lacerda assim escreveu : ''A impunidade gera audácia dos maus '' . Essa frase , ajuda entender o principal fator da homofobia :a não aplicação de penas severas aos infratores . Assim, a comunidade LGBT sofre , diariamente, agressões físicas e psicológica , por pessoas de má índole que veicula a religião ao machismo . Tal realidade é ratificada ao destacar , de acordo com levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia em 2014, a cada 27 horas um brasileiro é morto por ser LGBT . Somado a isso , a omissão do Estado frente ao grupo também garante a perpetuidade de tais casos de discriminação , visto que , não existe lei específica que punam os crimes relacionados a homofobia .
Colada a discussão nesses termos , a ação conjunta de três agentes principais é importante . As escolas , mediante palestras que conscientizem os jovens acerca da necessidade de respeito às diferenças , revertam a mentalidade preconceituosa em relação a homofobia , a fim de minimizar a herança histórico- cultural . Ademais , o Estado conjunto com o Poder Legislativo , por meio de , elaborar uma lei específica que caracterize homofobia como um crime , para que , ajudem no combate as agressões .Isso deve ter uma função educativa como instrumento de prevenção . O caminho foi traçado basta dar o primeiro passo .
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!