O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Criminalidade entre jovens no Brasil.

O matemático grego Pitágoras declarou que é preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos. Tal frase pode ser relacionada ao aumento no índice de crimes praticados por jovens na sociedade brasileira, o que corrobora a fragilidade da educação no país. Dessa maneira, o crescimento do número de jovens infratores gera inúmeros problemas, tanto aos indivíduos quanto ao corpo social.
Primeiramente, o ingresso na criminalidade é facilitado sem o acesso à educação de qualidade. Escolas precárias, professores desvalorizados, violência recorrente ? esses são alguns fatores presentes em um meio social em que a educação não é dita como prioridade, o que é determinante no envolvimento de jovens e adolescentes com o crime. Outrossim, em pesquisa realizada pela FGV, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2015, mais de 90% dos entrevistados afirmaram ser necessário uma reforma significativa nas escolas do Estado.
Destaca-se ainda, a crescente desigualdade social vivida no Brasil. Nesse cenário, as pessoas representantes das camadas mais pobres da sociedade são vítimas recorrentes do envolvimento com o crime, pois muitos jovens moradores de favelas, por exemplo, se inserem no ??mundo do crime?? devido à ausência de oportunidade em relação aos mais ricos. Ademais, em uma sociedade em que não existe o tratamento igualitário entre os indivíduos caminha contrário ao desenvolvimento.
É imprescindível, portanto, a participação de ONGs, como o Projeto Reação, no qual jovens moradores da periferia utilizam o esporte e a educação como meio de se desvencilhar do crime. Já as empresas privadas, como a Microsoft e a Google, podem desenvolver eventos em comunidades carentes, a fim de oferecer cursos e oficinas profissionalizantes, com o intuito de capacitar esses jovens ao mercado formal. Além disso, psicólogos e pedagogos devem promover visitas a jovens internados em casas de reabilitação, como a Fundação CASA, a fim de ajudá-los a se inserirem novamente na sociedade, os mostrando os valores positivos da educação. Somente assim, o pensamento de Pitágoras resultará em transformações que utilizem a educação em prol do progresso da nação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!