O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: limites do humor no contexto brasileiro

Devido, principalmente, à popularização das plataformas de compartilhamento de vídeos ? como o ??Youtube?? ? e das comédias ??stand up??, o humor passou a fazer parte do cotidiano de um grande número de pessoas. No entanto, as piadas que ridicularizam determinadas pessoas ou grupos sociais passaram a ser muito mais frequentes. Diante disso, surge um questionamento: há um limite ético para o humor ou isso é apenas um tipo de censura?
Infelizmente, é enorme o numero de indivíduos que apreciam as piadas politicamente incorretas, a saber, aquelas cuja base é a intolerância. Em tais anedotas, os principais temas são as minorias sociais: negros, homossexuais, mulheres, pobres, deficientes, nordestinos, entre outros. Assim, evidencia-se um preconceito disfarçado de humor, tanto por parte do comediante, quanto por parte de quem ri da brincadeira.
Vários humoristas defendem a liberdade de expressão sem censuras no âmbito da comédia, mesmo que alguém seja ofendido por uma das piadas. Um exemplo foi o apresentador Rafinha Bastos, que fez uma brincadeira de extremo mau gosto ao afirmar que ??uma mulher feia que foi estuprada deveria ficar agradecida??. Desse modo, conclui-se que os limites do humor acabam onde começam os da dignidade humana, ou seja, se alguém sofreu por ser o alvo de uma piada, ela não deveria ter sido feita.
Portanto, é necessário que os meios de comunicação, para evitar revolta e boicote por parte de alguns telespectadores, reveja a forma de produzir conteúdo, extinguindo o humor que zombe de grupos minoritários. Somado a isso, cabe aos pais e à escola a educação das crianças, ensinando-as quanto à necessidade de respeito ao próximo e quanto aos limites éticos das brincadeiras. Dessa forma, a integridade dos que sofrem com as piadas seria protegida e uma nova consciência começaria a ser formada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!