O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O mercado de trabalho no Brasil tem passado por uma grave crise, segundo dados do IBGE, o país possuí cerca de 14,2 milhões de desempregados. Embora a recessão econômica seja uma das causas dessa alta taxa de desemprego, a situação acaba sendo mais agravada pela falta de profissionais preparados, o que dificulta a ocupação de muitos postos de trabalho. Essa falta de mão de obra especializada é consequência da baixa qualidade da educação brasileira, resultante da carência de investimentos.
A falta de mão de obra qualificada é um dos fatores que mais dificulta a recolocação dos trabalhadores no mercado de trabalho. Isso acontece porque a dificuldade em encontrar emprego é maior para uma pessoa que possui pouca formação profissional, hoje as empresas têm buscado perfis específicos de profissionais qualificados, que são difíceis de encontrar devido a escassez de mão de obra especializada.
Uma das principais causas dessa baixa qualificação é o nível do ensino educacional brasileiro. Dados de uma pesquisa do PISA de 2015, com 70 países, mostram que o Brasil está entre os oito piores países no ranking de aprendizado de jovens nas áreas de ciência e matemática. O problema é que há uma carência de investimentos na educação, segundo a OCDE, o Estado brasileiro é um dos que menos investe no ensino primário no mundo, isso acaba influenciando na qualificação da mão de obra, pois uma boa educação na infância e também na adolescência é primordial na formação de um profissional.
Portanto, é necessário que o Estado faça mais investimentos na educação, que priorize esse setor da sociedade. Devem ser investidos recursos em cursos profissionalizantes, para pessoas que possuem pouca formação profissional,e principalmente pessoas com mais idade, já que o mercado se torna muito mais competitivo para essas pessoas.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!