O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Segundo Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é fruto da modernidade líquida, vivida no século XX. A alimentação irregular, a baixa qualidade de vida e os problemas de saúde decorrentes da obesidade no Brasil, refletem essa realidade.
Em primeira instância, é notório dizer que os alimentos orgânicos e naturais são diferentes de produtos alimentícios. O apelo midiático é uma ferramenta que dissemina e induz os cidadãos ao consumo de produtos alimentícios, os quais são alimentos processados e pobres em nutrientes como os ?fast foods?, produzindo comerciais cheios de cores, imagens impressionantes e apelativas. Tais produtos ricos em açúcares e gorduras geram dependência química e a obesidade, a qual no Brasil, mata cerca de 2 milhões de adultos por ano, segundo o Fórum Econômico Mundial. Assim sendo, a família representa um importante papel de introduzir novos paladares, de preferência saudáveis, a fim de combater a estatística citada, ainda na infância.
Em segunda instância, é importante dizer que o chamado Terrorismo nutricional tem se estendido de forma rápida e preocupante. Tal termo consiste em dietas famosas que são muito pobres em nutrientes e que restringem complementos nutricionais importantes para o organismo, prejudicando a qualidade de vida nutricional. Outro fator importante que auxilia a deficiência de nutrientes é o sedentarismo, fator que contribui para escolhas rápidas e menos saudáveis em decorrência da rotina comprometida, muitas vezes, pelo trabalho que restringe opções, fator que, se substituído por uma educação alimentar e hábitos saudáveis, como a prática de esportes, não permutariam cerca de 8% dos brasileiros que possuem diabetes, segundo o Vigitel.
Portanto, em prol do combate à liquidez citada inicialmente, o Ministério da Saúde em parceria com as ONG?s devem criar projetos de conscientização nutricional, promovendo palestras e consultas gratuitas com médicos e nutricionistas. Além disso, a família deve introduzir hábitos saudáveis às crianças, como preparando seus próprios alimentos para saberem como são manuseados e fabricados. Ademais, a Escola deve incentivar a prática de esportes, proporcionando projetos complementares de competições e campeonatos para todas as faixas etárias.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!