O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A Família Contemporânea e sua representação em questão no Brasil

Com o término da Guerra Fria e início do processo de Globalização a sociedade contemporânea sofreu diversas mudanças em seus costumes. Neste contexto, o conceito de família vem sendo constantemente discutido e, atualmente, modelos que fogem aos padrões são comuns. Todavia, no Brasil, tais mudanças geram a insatisfação de partes mais conservadoras do corpo social.

É importante ressaltar, em primeiro lugar, que família é toda e qualquer união de dois ou mais indivíduos no qual o bem-estar mútuo é existente. Entretanto, esferas conservadoras da sociedade tentam mudar esse conceito para que, dessa maneira, modelos não convencionais de indivíduos tenham menos direitos. A título de exemplo, no Brasil, a adoção- que já é algo incerto para casais heterossexuais- se torna ainda mais complicada para homossexuais, pois eles esbarram no conservadorismo jurídico e familiar, uma vez que é comum o pensamento de que um casal homossexual não tenha o ?dom? para criar uma família.

Além disso, também é cabível salientar que atitudes do Estado, como a recente discussão sobre o ?Estatuto da Família? (no qual apenas famílias convencionais foram consideradas), ampliam a questão, visto que esse tipo de ação polariza a sociedade e a torna mais preconceituosa em relação à problemática.

Ademais, também deve-se considerar o fato de que a mulher consegue hoje formar uma família sozinha, pois é comum que muitas trabalhem e cuidem dos filhos ao mesmo tempo, mostrando, dessa forma, mais um novo significado de família existente.

Fica evidente, portanto, que o conceito de família é amplo e, diante disso, todas as formas merecem ter representatividade. Desse modo, a escola tem o dever de ensinar aos alunos, por meio de palestras e trabalhos escolares, os diversos tipos de família existente, para que, dessa forma, os jovens de hoje enxerguem a diversidade como algo positivo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!