O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Por muito tempo acreditou-se que as novas tecnologias apresentavam um obstáculo na educação de crianças e jovens, por distraí-las e torná-las alienadas ao mundo real. Contudo, essa realidade mudou e hoje é possível perceber que aliada à escola, ela pode oferece aulas mais dinâmicas e atrativas, algo muito importante para uma geração que se entendia fácil e busca sempre coisas novas.
O uso de tecnologia atrelada à educação trouxe imensos benefícios para vida da população em geral. Possibilitou a ampliação do acesso a faculdades à distância, e até mesmo pré-vestibulares, como por exemplo, o programa do Ministério da Educação, Hora do Enem, que possibilita que alunos de vários lugares assistam vídeo aulas com conteúdo de qualidade para se preparem para o Exame. No entanto, ainda existem barreiras que precisam ser vencidas, a internet do Brasil é a nona pior do mundo, segundo um estudo feito pela empresa de tecnologia Americana Akamai. Isso dificulta o acesso em cidades grandes e o torna quase impossível em cidades pequenas, e em estados de baixa renda como os da região Nordeste.
Cabe acrescentar que outra barreira para implementar tecnologia no cotidiano escolar é, a falta de informação dos professores para à executarem. É necessário desconstruir a ideia de que sala de aula informacional e atualizada é aquela que o professor usa apresentações de slide em suas aulas. Sendo assim, vale a pena pesquisar e experimentar para descobrir de que maneiras a tecnologia pode ser empregada para melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia dos professores.
Fica claro, que o uso de tecnologia atrelado à educação pode trazer grandes avanços. O governo pode investir mais financeiramente em pesquisas e projetos que busquem melhorar a qualidade da internet brasileira, e opoiar e divulgar ONG?S que visam levá-la para os lugares mais remotos do país, dando assim oportunidade de todos terem acesso. As Secretarias de Educação dos municípios podem oferecer cursos que ensinem os professores a lidarem com a tecnologia, e mais do que isso, que lhes dê ideias de diversificá-las na hora do uso, para que os alunos se sintam atraídos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!