O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O suicídio, na sociedade brasileira, tem apresentado aumentos significativos no decorrer dos anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS), mais de 800 mil pessoas cometem autocídio por ano e esses números estão associados principalmente aos transtornos psiquiátricos. Dessa forma, fica evidente que o autocídio deixou de ser um problema familiar, transformando-se numa questão de saúde pública.
Pode-se mencionar, por exemplo, a obra literária alemã "Os Sofrimentos do Jovem Werther", do escritor Goethe, publicado no século XVIII. Nele o protagonista encontra na autodestruição uma forma de libertação das dores de um amor não-correspondido e cujo exemplo teria provocado outros suicídios de jovens. Dessa forma, nota-se que esse problema já se alastra ao longo dos séculos, e hoje, no Brasil, segundo a OMS, é o oitavo país com mais casos.
Além disso, o ambiente escolar tem se tornado favorável para os comportamentos suicidas, visto que a prática do bullying tornou-se constante nesse ambiente. Muitos jovens se tornam depressivos e isolados da sociedade. Problema esse contrário à teoria aristotélica, que diz que o ser humano é social, pois necessita viver em conjunto e estabelecer relações.
Destarte, diante da necessidade de combater ativamente o problema, é necessária uma ação conjunta entre mídia e ONGs, promovendo campanhas, propagandas e passeatas, a fim de alertar e prevenir o suicídio. Ademais, a escola deve promover disciplinas para discussão do tema, com profissionais especializados no assunto em parceria com os pais, com saraus, filmes e livros, para assim, solucionar os problemas que os afligem, diminuindo os números da OMS.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!