O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A prática de bullying nas escolas do Brasil

O sentimento de superioridade de alguns alunos sobre outros, aliado a falta de fiscalização das escolas permitem que o bullyng seja comum no Brasil. Nesse aspecto, as vitimas , de tal pratica, tem uma maior dificuldade no aprendizado e na sua vida pessoal fora da escola. Faz-se necessário , portanto uma maior preparação das escolas e uma participação da família na educação desses jovens.
Primeiramente , nota-se que a ausência da fiscalização das escolas permite o aumento da pratica do bullying. Isso ocorre devido alguns indivíduos ou grupos, por serem populares ou melhores fisicamente do que outros, se aproveitaram de alunos considerados, por eles mesmos, inferiores , através de xingamentos, agressões físicas ou verbais. Essa prática ocorre, principalmente, em escolas públicas em bairros periféricos, pois a atenção dos professores e diretores em relação aos alunos é menor. Dessa forma permitindo aos agressores a continuar com esta prática , colocando em risco a vida de diversos alunos.
Segundamente, percebe-se que a família tem um papel fundamental na educação dos jovens. Isso é consequência da forma que foram criadas , pois percebe-se que a maioria dos estudantes que praticam o bullying, já sofreram alguma violência física ou verbal pelos próprios familiares. Além de que , os familiares , muitas vezes, não notam a mudança de comportamento desses jovens que foram vítimas, por se ausentarem, que se tornam mais agressivos , tem-se transtornos alimentares, distúrbio do sono e entre outros. Assim, dificultando ainda mais essa problemática.
Diante dos argumentos apresentados, conclui-se que a escola aliado com a família tem um papel importante para o combate de tal prática. Segundo o ex-presidente da Africa do Sul, '' a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo''. Sendo assim, é preciso que o Ministério da Educação crie projetos com ONG's com a intenção de irem nas escolas mais afetadas palestrar sobre o bullying e instruir professores e diretores de como lidar com estas situações e mostrar aos alunos como isso afeta na vida de um aluno. Ademais, o governo deve fazer parceria com empresas privadas , a fim de mandarem psiquiatras as escolas para disponibilizar aos jovens que sofram tal violência ou que sofrem por alguma do tipo em casa. Dessa maneira, caminharemos em passos largos para combater o bullying.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!