O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O voto como direito ou obrigação social

É possível observar que há divergências quanto ao direito ou obrigatoriedade em relação ao voto. Assim como ao longo de toda a história do Brasil, o poder de escolher nossos governantes continua a ser imposto e muitas vezes, manipulado. Tal fato têm contribuído para a crescente descrença tão grande acerca das eleições
O voto, ato obrigatório em nosso país, sofre influências de políticos desde seu início. Durante a Primeira República, as votações eram controladas por meio do coronealismo, enquanto nos dias de hoje os eleitores escolhem seus governantes baseado na influência de terceiros ou até mesmo pela venda de votos.
Além disso, os recorrentes casos de corrupção na política são o principal fator para o aumento da descrença nas eleições. Apesar da obrigatoriedade, muitos negligenciam seu poder de escolha com votações em branco ou nulo pois se questionam acerca da eficácia de seu voto ou apresentam tamanha insatisfação ao lidar com opções de candidatos cada vez mais duvidosos.
Portanto, nota-se que o voto no Brasil é considerado uma obrigação social e não um direito como costuma ser propagado. Eleitores do país se encontram muitas vezes desacreditados e apenas votam porque lhe são impostos. É preciso de políticas mais eficazes por parte do governo e principalmente da mídia, que se disponham a mudar tal imagem negativa das eleições e promover o incentivo ao voto consciente com o objetivo de modificar o cenário político brasileiro.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!