O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

PROPOSTA: A cultura da corrupção e seus efeitos no Brasil

O cantor Renato Russo, estilisticamente, produziu uma canção intitulada de ?Perfeição?, cuja mensagem retrata o ?efeito cascata? de um repudiante problema do Brasil ? a cultura da corrupção. Nesse sentido, destacam-se, sobretudo, a derivação desta intrínseca ao tecido social, como também as suas repercussões atreladas a maiores esquemas de ilegalidade, desencadeando um ciclo vicioso. Com isso, convém analisar essa conjuntura nacional e, desse modo, estabelecer os parâmetros cabíveis.
É preciso, antes de tudo, entender a participação da sociedade nesse cenário. Nessa lógica, a canção em voga, em apelo de ironia, incita a celebração da estupidez do povo. Decerto, a corrupção cotidiana ? notada sob várias facetas de manobras, como na venda de voto ? legitima esse continuísmo cultural no contexto político, por exemplo, pois, como disse Maquiavel, os representantes de Estado devem contornar as condições vividas em função de suas supremacias, aquelas as quais, no caso brasileiro, definem-se como a alienação de pessoas. Dessa forma, nota-se que o efeito de imprudência dos indivíduos fomenta o inescrupuloso papel político, do qual dependem para ter acesso aos serviços assistenciais.
Por outro lado, cabe ressaltar, holisticamente, a decorrência da corrupção a qual afeta os sujeitos do país. Sob esse ângulo, Renato Russo, na mesma obra citada, reporta a caoticidade da juventude sem escolas e de crianças mortas, o que, associadamente, possibilita estender a inúmeros outros fatos, como o sucateamento de hospitais. À vista disso, percebe-se o exponencial quadro de reflexos nocivos do desvio de dinheiro público, configurando, por essa razão, o ?efeito cascata? o qual tem origem, ou mesmo é possibilitado, desde as mazelas cotidianas. Vê-se, dessa maneira, a importância da rigorosidade, hoje falha, no processo de fiscalização das atividades do corpo civil.
Visto isso, é necessário atenuar a cultura de corrupção a qual, notadamente, se instaurou no Brasil, esquivando-se, destarte, dos seus efeitos. Portanto, as escolas e as universidades devem oferecer eventos às comunidades, nos quais possam, mediante a realização de debates e de entrega de cartilhas educativas, construir e lapidar virtudes cidadãs, com o fito de dissociar a participação social em ilegalidades de maior escala e, consequentemente, de anular o seu caráter alienativo. Ademais, o Governo Federal deve ampliar o quadro de agentes fiscais de práticas corruptas ? sobremaneira na esfera política ?, de modo a oferecer novos policiais civis e federais, visando notificar atos inconstitucionais e evitar seus efeitos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!