O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre


O morador de rua é um indivíduo desprovido de um lar e que tem se tornado parte do cenário das cidades brasileiras. Nas metrópoles, é comum deparar-se com pessoas sem teto abrigadas em locais públicos em meio ao cotidiano caótico. Portanto, é imprescindível analisar a raiz da problemática e hostilidades pelas quais estes cidadãos estão submetidos para que empecilhos vigentes sejam enfrentados.
É notório que o conflito familiar é um dos principais motivos que levam pessoas a habitarem as ruas. Por exemplo, em um ambiente preenchido pela homofobia, o homossexual pode sofrer represálias e/ou ser coagido a abandonar a residência pelos próprios parentes. Em vista disso, a mentalidade dos brasis deve ser trabalhada com o objetivo de atenuar tais atos barbares.
Entretanto, a rua é de longo sinônimo de paz. Comumente, vê-se registros de atos violentos praticados contra os moradores de rua, especialmente pela noite, quando estes encontram-se no seu estado de maior vulnerabilidade. Sendo assim, percebe-se que ações higienistas como as realizadas durante a vinda da família real em 1808, ainda fazem parte do nosso contexto social. Portanto, medidas que visem a proteção destes devem ser tomadas pelos órgãos responsáveis.
Por isso, fica claro que é fundamental reverter o status quo no que diz respeito aos cidadãos sem teto. Destarte, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde deverá trabalhar em parceria com o fito de estimular a melhoria das relações residenciais, por meio de palestras educacionais e terapia em grupo, para que conflitos familiares sejam amenizados e preconceitos combatidos. Como também, a Secretária Nacional de Segurança Pública deverá aumentar a tropa de vigilantes noturnos e consequentemente, garantir a segurança da população que vive nas ruas. Paralelamente, políticas públicas hão de ser tomadas com o intuito de gerar empregabilidade àqueles em situação de extrema-pobreza e diminuir o número de residentes das calçadas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!