O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: A questão das drogas como desafio mundial.
Na série Narcos, é explícita a temática baseada em fatos reais sobre o tráfico de drogas ocorrido na Colômbia, a qual se tornou a maior exportadora durante as décadas de 80 e 90. Esse fenômeno mundial atualmente, é visto ainda por causa da existência de governo e forças manipuláveis. Ademais, a medida que se ver a integração de jovens utilizando essas substâncias, mais se eleva casos de roubos e homicídios nas sociedades afetadas.
Em primeiro lugar, vale destacar o crescimento do uso de drogas ilícitas por adolescentes na atualidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), houve um crescimento de 7% de jovens que usaram a maconha no Brasil entre 2012 e 2015. Com isso, os jovens podem beneficiar os traficantes, seja como consumidores, seja como vendedores em grandes cidades - como ocorre nas favelas do Rio de Janeiro ou na Cracolândia em São Paulo.
Nesse sentido, o tráfico não somente acaba envolvendo mais cidadãos, mas também se opõe a uma sociedade tranquila. Isso se deve tanto por disputas de áreas comercializáveis, quanto a maneira de como adquirir sem ter dinheiro, visto que grande parte dos usuários perdem seus bens materiais para as drogas. Dessa forma, devido a utilização modificar o sistema neurológico do ser humano, o crescimento de crimes como furtos e homicídios têm crescido em cidades como Belém e Alagoas, uma vez que alertam a falta de segurança principalmente nas áreas periféricas dessas capitais.
Fica claro, portanto que medidas devem ser tomadas para combater com esse mal no mundo. Assim, é indispensável as fiscalizações em fronteiras pelas forças armadas, de modo que verifiquem o registro geral e documentos de cada migrante. As escolas em parcerias com ONG?S, podem fazer palestras interativas mensais, a fim de conscientizar e livrar jovens do mundo das drogas a longo prazo. Além disso, as telenovelas devem trabalhar com a temática, mostrando os efeitos tanto para jovens, quanto para adultos. Talvez assim, se possa ver uma sociedade em paz e distinta de anos atrás.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!