O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Desde sua existência, o ser humano depende dos recursos da terra para sua subsistência. Contudo, a extração infrene de recursos naturais têm causado perdas irreparáveis ao meio ambiente, já que o home tem para si duas únicas palavras-chave: Desenvolvimento e lucro.
Primeiramente, é preciso compreender que se retira do meio ambiente muito mais do que se necessita, isso porque nosso modo de viver está intimamente associado ao que é supérfluo. É importante destacar, por exemplo, se precisa de uma certa quantidade de madeira para a construção de utensílios básicos, encontra-se uma maneira de inventar algo de que não necessita verdadeiramente e acaba extraindo muito mais do que a quantidade inicial. Válido enfatizar, essa é uma exploração totalmente irresponsável.
É necessário salientar, que a natureza não é totalmente auto-renovável e que, mesmo se fosse, ela não teria uma força de regeneração diretamente proporcional à nossa capacidade de degradação. Além disso, é necessário discernimento e responsabilidade ao utilizar-se do meio ambiente, para que tragédias, como o recente rompimento de uma barragem da Mineradora Samarco, em Minas Gerais, não voltem acontecer. Isso é possível com um bom planejamento de prevenção.
Em síntese, nota-se, que ações inconsequentes tem um custo amargo para a fauna e flora. Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente juntamente com o MEC, poderia desenvolver palestras e debates nas escolas sobre a importância dos ecossistemas, a sua manutenção e o consumo racional. Ademais, é de extrema importância a reformulação das políticas ambientalistas, bem como aplicar pena proporcional as infrações cometidas e garantir uma efetiva fiscalização. Desse modo, poderá ser possível assegurar um desenvolvimento com baixos índices de danos ambientais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!