O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Refugiados no Brasil

A convenção de 1951, da ONU, que trata sobre os refugiados , define e assegura o direito a moradia, alimentação e atendimento médico dessas pessoas que por motivos de guerra, perseguições étnico-religiosas saíram de seus países em busca de uma vida mais segura. O Brasil tem recebido muitos refugiados, pois o país é visto como acolhedor , mas embora seja fácil a entrada no país, o mesmo não oferece a assistência devida a esses migrantes. Nesse contexto é possível observar as precárias condições em que esses refugiados vivem, com falta de empregos e discriminação.
As causas para a maior crise de refugiados no mundo são diversas, desde perseguições politicas e religiosas, à guerras civis que assolam países da África e Oriente Médio .De acordo como Conare( comitê Nacional de Refugiados), em 2016, o número de refugiados no Brasil aumentou 12%, porcentagem elevada, isso devido ser visto internacionalmente como receptivo de fácil acesso ao visto.
Embora o país facilite a entrada de refugiados, o Brasil não oferece suporte suficiente a essas pessoas que fugiram da miséria, quando chegam no pais, se deparam com moradias precárias e falta de emprego, pois muitos não sabem falar a língua portuguesa e nem possuem qualificação, o que leva muitos, por necessidade, a trabalharem em empregos desumanos, sem direitos trabalhista e com salários bem inferiores.
Ademais, existe a questão da discriminação nacional com esses imigrantes , alguns brasileiros acreditam que com a vinda desses refugiados empregos ficarão mais difíceis, assim como o SUS, creches e escolas piorarão devido ao aumento na demanda.
Portanto, a vinda de refugiados para o Brasil ajuda a salvar a vida dessas pessoas, mas apenas isso não é garantia que esses imigrantes terão uma vida mais digna. Logo, o Governo, por meio de incentivos a moradias e empregos, que tem por finalidade melhorar a vida desses refugiados, deve oferecer cursos de português, assim como cursos técnicos de qualificação para que os mesmos se preparem para o mercado de trabalho, ademais o Estado deve criar parcerias com empresas nacionais para que contratem esses refugiados, assim como investir em saúde e educação, desse modo, garantir que toda a população seja atendida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!