O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Os efeitos da obesidade na saúde pública

O problema da obesidade passou a ser uma responsabilidade da saúde pública devido ao elevado índice de pessoas obesas no nosso país. É fato que a questão da alimentação se tornou algo cultural, dificultando a adoção de medidas definitivas que vizam reduzir e previnir o número de casos com pessoas obesas. Como solucionar esta questão?

A má alimentação no Brasil passou a ser algo comum para a nova geração, mas ao contrário do que muitos creem, ela não é exclusiamente a responsável por aumentar o número de obesidade. Fatores pisicológicos, genéticos e hormonais também colaboram para o aumento desta situação.

Segundo o Ministério da Saúde, o excesso de peso já é considerado um dos maiores problemas do mundo. No Brasil, por exemplo, cerca de 2/5 dos adultos estão acima do peso, e aproximadamente 20 milhões de pessoas já se encontram no quadro de obesidade. Esta situação, faz com que o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, gaste em média 5% do total de suas despesas para arcar com problemas relacionados à obesidade. Doenças do coração, diabete e pressão alta são alguns exemplos.

A partir do momento em que a obesidade se torna um problema nacional, algumas medidas são necessárias. O incentivo à atividades físicas e ao esporte são medidas paliativas que ajudarão na redução do número de pessoas obesas. Essas práticas podem ser aplicadas através do incentivo do governo nas escolas, com a melhoria dos métodos aplicados na disciplina de educação física. É importante também que a mídia, como veículo de comunicação em massa, ajude o Ministério da Saúde a incentivar as famílias a reeducarem as suas alimentações, estimulando os filhos a adiquirirem este hábito, evitando problemas futuros.

Portanto, a partir a partir do momento em que a obesidade vem aumentando e trazido complicações para grande parte dos brasileiros, é importante que o governo, entre em parceria com a comunidade e família para mudar o quadro de saúde atual, pois é apenas mudando o presente, que teremos pessoas com um futuro diferente (Gandhi).
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!